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Aumenta a espera por atendimento do INSS

12/06/2013, publicado por

O tempo de espera dos segurados por atendimento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aumentou nos últimos dois anos, segundo relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre as contas do governo em 2012.

A avaliação do tribunal constatou que o resultado das ações voltadas para melhorar a qualidade dos serviços do INSS ficou abaixo das metas no ano passado.

O pior desempenho foi o da espera pela perícia médica, que saltou de 19 para 35 dias entre janeiro de 2011 e o mesmo mês deste ano.

Já o atendimento agendado –quando o segurado marca pela internet ou pela Central 135 para ir ao posto– está em 20 dias, um a mais do que há dois anos e cinco dias acima da meta estipulada pela Previdência.

 

Resposta

Segundo o INSS, a espera maior deve-se, principalmente, “pelo aumento na quantidade de atendimentos” agendados, que foi de 6% entre 2011 e 2012, bem como pela transição dos sistemas para outros mais modernos, o que registrou “lentidão e paradas” que prejudicaram o atendimento.

“O elevado número de evasões de servidores”, “as sucessivas exonerações dos peritos” e o “baixo número de médicos que tomaram posse no último concurso” também contribuíram para os resultados.

Nomeações e concursos foram retomados para a recomposição dos quadros, diz o INSS.

Segundo a nota, a espera pela perícia teve seu pico entre setembro e dezembro de 2012 e, neste ano, está em “franco declínio”, em virtude de medidas como mutirões e deslocamento de peritos.

O INSS diz ainda que, em abril, as esperas já eram menores: 29 dias para concessão e 20 dias para atendimento agendado e perícia.