Blog   ,

Comissão do idoso aprova projeto que regulamenta desaposentação no INSS.

16/03/2024, publicado por

🚀sim, a Desaposentação ainda pode existir no direito previdenciário brasileiros.

O STF não disse q ela seria inconstitucional, apenas disse, no tema 503, que ela depende de Lei:

📎No âmbito do Regime Geral de Previdência Social – RGPS, somente lei pode criar benefícios e vantagens previdenciárias, não havendo, por ora, previsão legal do direito à ‘desaposentação’ ou à ‘reaposentação’, sendo constitucional a regra do art. 18, § 2º, da Lei nº 8.213/91.

E existe Lei tramitando no Congresso para que a possibilidade de incluir salários pagos após aposentar seja possível.

Veja os detalhes do site da Câmara:

O substitutivo aprovado prevê que somente as pessoas que voltaram a trabalhar e contribuíram por mais 60 meses para a Previdência Social poderão renunciar à aposentadoria e pedir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o recálculo do benefício. Um segurado poderá fazer pedidos semelhantes até duas vezes.

A regra não valerá para todas as aposentadorias. Os casos de incapacidade permanente, por exemplo, não terá o recálculo admitido. O segurado que tenha obtido aposentadoria especial também terá regras específicas, não sendo admitido o recálculo com base em tempo e salário de contribuição decorrente do exercício de atividade com exposição a agentes prejudiciais à saúde.

Por outro lado, pensionistas também terão direito a requerer o recálculo, caso o segurado não tenha feito antes o pedido. O texto aprovado não altera outros benefícios, e o aposentado que trabalha seguirá apenas com direito ao salário-família e à reabilitação profissional.

🚨O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Link: https://www.instagram.com/p/C2rikQ3qUjr/

Link do Projeto de Lei: PL 2567/2011  https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=524763

Fale conosco