A hérnia de disco é uma patologia que gera dores na região da coluna vertebral. Dependendo do caso, inclusive, o paciente pode ser submetido a uma cirurgia, com o objetivo de descomprimir terminações nervosas e, assim, melhorar o quadro de dor. Assim, o tempo de afastamento por hérnia de disco vai depender de inúmeros fatores.
Porém, 95% dos casos de hérnia de disco não precisam de cirurgia e, embora seja uma patologia sem cura, a pessoa portadora pode retornar às atividades, dependendo do caso, com o tratamento adequado.
Cerca de 15% da população mundial sofre com hérnia de disco, sendo a dor o sintoma mais frequente. Inclusive, acredita-se que a dor nas costas é um problema que mais de 50% da população mundial já sofreu ou ainda vai sofrer. (Fonte: ITC Vertebral)
Mas muitas pessoas não sabem se a hérnia de disco permite tempo de afastamento pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e de quanto tempo seria esse afastamento.
Cumpridos os requisitos de carência, qualidade de segurado a data da incapacidade e observado no exame pericial que o segurado de fato está impossibilitado de exercer suas atividades, o diagnóstico de hérnia de disco pode levar sim o afastamento temporário do segurado de suas atividades, no caso de benefício por incapacidade temporária, ou até mesmo o afastamento permanente, caso a incapacidade seja assim considerada pelo perito, aonde será concedida a aposentadoria por invalidez.
FONTE: Amanda Medeiros Kravchchyn (@amandamkrav)