Blog  

Hoje vamos falar de CNIS

26/06/2013, publicado por

Você sabia que o INSS mantém um Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)?

Esse cadastro contém dados vindos dos bancos, do ministério do trabalho, do próprio INSS e de outras fontes, todos enviando informações sobre vínculos empregatícios e contribuições socais vertidas em favor dos segurados.

O CNIS tem duas partes, uma de vínculos outra de remunerações.

As informações sobre seus dados no CNIS poderão ser obtidas no portal da Previdência Social, na opção “Extrato de Informações Previdenciárias”, mediante senha de acesso, solicitada através de agendamento do serviço pelo telefone 135 ou na Agência da Previdência Social de sua preferência.

Outra fonte para obter seu CNIS são os Bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. Nesse caso não é preciso nova senha. Ambos disponibilizam o extrato de previdência social entre os extratos disponíveis aos correntistas. Entretanto, somente poderá ser consultado NIT ou PIS/PASEP que coincida com o CPF do correntista.

É possível ainda que o CNIS seja requerido em qualquer agência do INSS, independente do domicílio do segurado e sem agendamento, já que apenas o pedido da senha deve ser agendado pelo 135 ou pelo site do INSS.

Como o tema é bem interessante, falaremos mais sobre a utilidade do CNIS nas próximas edições de nosso informativo.