INSS DEVE ANALISAR TODOS OS PEDIDOS RELATIVOS Á INCLUSÃO, ALTERAÇÃO, RATIFICAÇÃO OU EXCLUSÃO DAS INFORMAÇÕES DIVERGENTES, EXTEMPORÂNEAS OU INSUFICIENTES NO CNIS, AINDA QUE O SEGURADO NÃO FAÇA JUS AO BENEFÍCIO
Dica de ouro! Nos seus requerimentos de benefício, havendo pendências no CNIS, mencione o art. 574, parágrafo 3º da IN 128/22, que assim dispõe:
Art. 574. A decisão administrativa, em qualquer hipótese, deverá conter despacho sucinto do objeto do requerimento administrativo, fundamentação com análise das provas constantes nos autos, bem como conclusão deferindo ou indeferindo o pedido formulado, sendo insuficiente a mera justificativa do indeferimento constante no sistema corporativo do INSS.
§ 3º Em se tratando de requerimento de atualização de CNIS, ainda que no âmbito de requerimento de benefício, o INSS deverá analisar todos os pedidos relativos à inclusão, alteração, ratificação ou exclusão das informações divergentes, extemporâneas ou insuficientes, do CNIS.
Esse artigo é muito importante para embasar o pedido de retificação de algum período e deixa evidente o interesse de agir do segurado na correção da pendência.
Lembrando que o pedido deve ser específico, indicando com exatidão o período e o tipo de pendência, bem como os documentos que comprovam a possibilidade do cômputo do período ou reconhecimento de contribuição.
Compartilha esse post e me conta se já conhecia esse dispositivo.
Fonte: Instagram – Amanda Medeiros Kravchychyn – https://www.instagram.com/p/CrwhvOQLvBr/