Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não faz atendimento por e-mail. Todos os atendimentos são realizados pelo site ou aplicativo Meu INSS e pela Central 135, que recebe ligações gratuitas de telefones fixos e celulares, e nas Agências da Previdência Social (APS), mediante agendamento, dependendo do caso.
Portanto, documentos, cartas, solicitações, dados de ações judiciais, entre outros, não devem ser enviados ao e-mail do INSS.
Para segurança dos cidadãos, o INSS nunca solicita dados por e-mail, nem faz atendimento pelos e-mails institucionais (@inss.gov.br), que são específicos para assuntos internos da instituição. Portanto, não envie documentos para a instituição.
O INSS somente entra em contato com os segurados nos casos de: remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à Agência da Previdência Social (APS) e para cumprimento de exigência. Mesmo assim, o servidor informa os dados, não pede ao segurado.
Ultimamente, por conta da troca de perícia presencial por análise documental, a central 135 liga aos segurados que estão com perícia médica agendada e dão a opção de o segurado antecipar o atendimento. O número usado é (11) 2135 0135. Caso desconfie da ligação, desligue imediatamente e ligue para a central 135.
Canais de atendimento oficiais do INSS
Meu INSS
Por meio da Central de Serviços, disponível por aplicativo de celular e também pelo site meu.inss.gov.br, o cidadão acessa mais de 100 serviços digitais.
No aplicativo é possível também fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços.
Quem não tem intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que explica o passo a passo para todos os serviços.
Site
O portal do INSS, disponível na internet por meio do endereço www.inss.gov.br, disponibiliza ao cidadão diversos serviços online que dispensam o atendimento presencial, além de informações sobre benefícios e serviços.
Através do portal, é possível requerer benefícios como pensão por morte, emitir o extrato de pagamento e realizar diversas outras consultas.
Além disso, no espaço, são disponibilizadas informações, notícias, explicação dos serviços e comunicados importantes de interesse da população.
Telefone 135
A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone e funciona de segunda à sábado, das 7 às 22h – horário de Brasília.
Ouvidoria
O cidadão que queira fazer elogios, sugestões, solicitações diversas, denúncias e/ou reclamações pode ligar para o telefone 135 ou acessar o Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/).