O INSS mantém um Cadastro em que constam os vínculos e contribuições/salários dos trabalhadores brasileiros. Ele se chama CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais.
Caso falte algum salário ou conste errado é possível corrigir.
Para quem foi empregado é possível provar por:
📌contracheque ou recibo de pagamento da época, com a identificação do empregador e do empregado;
📌ficha financeira a ser obtida na empresa;
📌anotações da época sobre as alterações de remuneração constantes da CTPS;
📌original ou cópia autenticada da folha do Livro de Registro de Empregados ou da Ficha de Registro de Empregados, onde conste a anotação do nome e anotações de remunerações, acompanhada de declaração fornecida pela empresa;
📌declaração do empregador ou atestado de empresa ainda existente ou de entidade representativa com afirmação expressa de que as informações foram prestadas com base em documentação constante nos registros efetivamente existentes e acessíveis para confirmação pelo INSS.
📌extrato analítico do FGTS. Solicite seu extrato junto à Caixa Econômica Federal.
🔖Para iniciar o procedimento de correção, siga os passos:
1️⃣ Ligue para o 135 ou o 0800-1350135 (somente advocacia)
2️⃣ peça para ser iniciado uma “Atualização de Vínculos e Remunerações” (art. 3º, inciso V, da Portaria 123/20 do INSS);
3️⃣solicite q o atendente inclua também o CPF do(a) advogado(a) procurador para acessar do seu sistema INSS Digital;
4️⃣Entre em seu sistema e vá em agendamentos e encontre o pedido. Caso não ache, entre no MEU INSS do segurado para encontrar.
5️⃣ Junte os documentos e o requerimento/ petição.
📣Diretamente no portal do Meu INSS ainda não há como iniciar o serviço de acerto.
https://www.instagram.com/p/C7IAkKVP0HE/