Pedi a revisão da minha Certidão de Tempo de Contribuição para o INSS, e o INSS exigiu que eu cancelasse a CTC atual, e agora?
A Certidão de Tempo de Contribuição – CTC é o documento que permite ao servidor público que contribuiu para o Regime Geral de Previdência Social levar o tempo de contribuição do INSS para o Regime Próprio de Previdência Social do órgão onde ele trabalha atualmente (o contrário também pode ser feito).
Ocorre que às vezes a CTC emitida não corresponde com os períodos que efetivamente foram trabalhados, não tem os salários-de-contribuição .. ou orgão instituidor mudou, pois o servidor passou em outro concurso, por exemplo, são inúmeros os motivos que podem levar o servidor a requerer a revisão desse documento.
Quando a revisão se faz necessária, é indispensável que haja o cancelamento da CTC já emitida para a emissão do documento novo que contemple todas as alterações que foram solicitadas na revisão. É importante que o segurado saiba que ele sempre terá apenas uma CTC emitida pelo INSS e qualquer alteração necessária, implicará no cancelamento da CTC emitida com a emissão de um documento novo revisto.
Caso o servidor tenha mais de um cargo e pretenda averbar períodos distintos em cada um deles, na CTC deverá constar os órgãos instituidores aonde serão realizadas as averbações nesse caso o segurado poderá ter mais de 1 via da CTC, mas todas elas serão iguais.
FONTE: Amanda Medeiros Kravchychyn (@amandamkrav)