Blog   ,

Revisão no CadÚnico exclui 1,7 milão de famílias compostas por um integrante do Bolsa Família.

02/03/2024, publicado por

Uma revisão do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) realizada em 2023 retirou 1,7 milhão de famílias unipessoais – aquelas compostas por apenas um integrante – do grupo de beneficiários do Bolsa Família.

Nesses casos, supostamente essas pessoas recebiam o benefício de forma irregular ou integravam um núcleo familiar maior do o que constava em seu cadastro.

Para 2024 o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome incluiu mais 7 milhões de famílias na revisão cadastral do Cadúnico (Cadastro Único) em 2024, entre beneficiários ou não do Bolsa Família.

São dois procedimentos:
📌revisão e
📌averiguação cadastral.

➡️A revisão abrange cadastros desatualizados há mais de 24 meses, já a averiguação verifica inconsistências de renda, vínculo empregatício ou composição familiar.

🏠Uma mesma família pode estar nos dois processos dependendo da sua situação.

📎Desde o dia 11 de janeiro de 2024, os municípios já têm acesso às listagens de famílias ou à consulta aos dados por meio do Portal de Gestão do Cadastro Único e devem seguir o cronograma de atualização disponível na instrução normativa nº 5, de 4 de janeiro de 2024.

🚨Essa atualização pode tb interferir nos BPC LOAS a medida que as informações alterem a renda ou o grupo familiar cadastrado.

Fonte: Gisele Lemos Kravchychyn

Link: https://www.instagram.com/p/C3TXSrtvwyf/

ADI 6556: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=6004868

 

Fale conosco