1) Falar que o cliente está errado – Aqui estamos falando de quando o cliente fala algo específico sobre o produto/serviço que você está vendendo. Na advocacia é comum atendermos clientes que chegam no escritório com várias “teorias” (by Google) que nem sempre estão corretas, então você gentilmente deve esclarecer que aquele ponto que o cliente está levantando tem sido interpretado de outra forma, conforme a legislação e jurisprudência, se necessário.
2) Falar mal da Concorrência – Sabe aquela frase, Quando você fala sobre Pedro, sei mais de você do que de Pedro, então… Além do mais passa uma visão de desespero e falta de profissionalismo.
3) Continuar falando depois que o cliente já fechou (Falar Demais) Se você já vendeu, encerre! Não fique debatendo sobre o serviço/produto até o cliente mudar de ideia. Passe a assinatura do Contrato.
4) Prometer Resultado – Principalmente na advocacia onde o resultado do nosso trabalho não depende só do nosso esforço é impossível garantir resultados.
5) Falta de preparo – Não conhecer nada (ou muito pouco) sobre o produto/serviço além de passar a sua insegurança para o cliente, passará a impressão que nem você mesmo “se contrataria”. Você deve ser seu primeiro cliente, a confiar no seu serviço e acreditar de coração que o seu trabalho/produto será muito útil ao cliente. Caso as perguntas do cliente sejam impossíveis de serem respondidas no momento, não diga “Eu não sei”, seja humilde e responda que para que você possa dar uma resposta mais eficaz e completa, você prefere encaminhar um e-mail ou ligar para o cliente posteriormente, pois vai buscar os julgados mais recentes, por exemplo.
Fonte: Amanda Medeiros Kravchychyn(@amandamkrav)