✅Ao requerer um benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é importante estar ciente de que não é possível escolher o banco de recebimento. De acordo com as regras estabelecidas em contrato entre o INSS e as instituições financeiras, o pagamento será direcionado à rede bancária mais próxima à residência do segurado.
➡️Essa medida visa facilitar o acesso ao benefício, evitando que o beneficiário tenha que abrir uma conta bancária para recebê-lo. O INSS emite um cartão específico para o saque dos valores, que pode ser utilizado na agência bancária mais próxima.
🏆No entanto, após receber o primeiro pagamento, o segurado tem a opção de solicitar a alteração para a conta bancária de sua preferência. Para fazer isso, é necessário comparecer à agência bancária desejada e fazer o pedido de alteração.
Caso o segurado queira voltar a receber apenas com o uso do cartão magnético, ele pode acessar a plataforma “Meu INSS” desenvolvida pela Dataprev e selecionar o serviço “Alterar Local ou Forma de Pagamento”. Também é possível solicitar a mudança pela Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
É importante ressaltar que todas essas informações são fornecidas pelo próprio INSS e que a plataforma “Meu INSS” está disponível como aplicativo para celulares ou pelo site [gov.br/meuinss](http://gov.br/meuinss “”). Dessa forma, é possível realizar as solicitações de forma rápida e segura, sem precisar se deslocar até uma agência do INSS.
#inss #direitoprevidenciario #previdenciario #advogadoprevidenciário #advocaciaprevidenciaria #aposentadoria #aposentadorias #bpc #incapacidade #santacatarina