Os servidores das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paralisaram nesta sexta-feira (29) as atividades em todo o país. No Piauí, a situação não foi diferente. Mais de 50% das agências do interior do estado aderiram à paralisação. O movimento que suspende por 24 horas as atividades no órgão tem como objetivo pressionar o Governo Federal para a apresentação de uma proposta de reajuste salarial.
De acordo com o sindicato dos trabalhadores da previdência social, os servidores estarão nas agências apenas para orientar as pessoas sobre os serviços do órgão. O sindicato contou ainda que mais de mil atendimentos deixaram de ser feitos por conta da paralisação no Piauí.
Segundo o presidente do sindicato dos previdenciários (Sindprev) no Piauí, o anúncio da paralisação já vinha sendo discutida há uma semana. Ele contou ainda que as perícias que não foram feitas nesta sexta-feira (29), serão realizadas na segunda-feira (1º).
A princípio nós estamos participando de uma pauta que é nacional, como a reforma política, o arrocho e reforma fiscal, e numa pauta mais específica para o estado, nossa maior reivindicação é o reajuste salarial há mais de seis anos sem ajuste. Vamos ver qual será a posição do governo sobre a nossa paralisação e nossas reivindicações e quem sabe pensar posteriormente em uma greve por tempo indeterminado, contou.
Exigências como o reajuste salarial, respeito à data base e incorporação das gratificações e melhores condições de trabalho são os motivos da paralisação. A categoria contou que espera uma resposta do governo.
Fonte: G1