Direito adquirido dos servidores públicos à irredutibilidade de vencimentos e tributação de atividades ilícitas são os temas da “Pesquisa Pronta”, disponibilizados nesta segunda-feira (22/6) pelo Superior Tribunal de Justiça.
Na área do direito administrativo, o tribunal tem considerado que os servidores públicos não têm direito adquirido a regime jurídico, porém, apesar disso, deve ser observada a irredutibilidade de vencimentos.
Já na pesquisa sobre responsabilidade tributária há precedentes do tribunal a respeito do princípio do non olet –que tem como objetivo permitir a tributação das atividades ilícitas.
Aplicando esse princípio, o STJ já decidiu que a validade jurídica dos atos praticados pelos contribuintes é irrelevante para a definição do fato gerador do tributo, sendo possível a tributação do produto patrimonial decorrente de atividades ilícitas.
A Pesquisa Pronta oferece consultas a pesquisas prontamente disponíveis sobre temas jurídicos relevantes, bem como a acórdãos com julgamento de casos notórios.Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.
FONTE: CONJUR