Trabalho como autônoma há anos mas nunca paguei INSS. Estou preocupada com minha aposentadoria e quero colocar esse período em dia. É possível?
Se alguém está trabalhando na iniciativa privada e quer estar segurado pelo INSS, o primeiro passo é fazer sua inscrição e filiação.
A inscrição pode ser feita pelo MEU INSS para maiores de 16 anos e vc receberá um NIT – Número de Inscrição do Trabalhador.
Com esse número é possível iniciar os pagamentos daqui para frente.
Preste atenção também na categoria que deseja se inscrever. Caso seja MEI, a inscrição deve ser feita pelo Portal do Empreendedor, sendo os dados enviados eletronicamente ao CNIS/INSS.
Caso exista um período anterior a inscrição que vc deseja pagar, existe um procedimento chamado Retroação de Data do Início da Contribuição- DIC.
Na retroação da DIC será efetuado o reconhecimento de filiação em período anterior a inscrição mediante comprovação do exercício da atividade, mas normalmente exige-se o recolhimento das contribuições previdenciárias do período que ficou em aberto.
existem algumas exceções a exigência da contribuição, assim como nem sempre o período será contado como carência para o benefício futuro.
por isso aconselho sempre fazer um Planejamento Previdenciário para saber se vale a pena fazer o pagamento em atraso.
Pagamentos sem planejamento podem, ao invés de ajudar, prejudicar o valor de futura aposentadoria ou auxílio.
Dica: esteja acompanhado de um(a) advogado(a) especialista para garantir sempre que não estará “jogando dinheiro fora” numa contribuição que não ajudará sua futura aposentadoria.