O trabalhador que possui vínculo com o INSS tem direito a receber vários benefícios, como por exemplo, o auxílio por incapacidade temporária.
Para esse benefício é preciso ter laudos médicos que comprovem a incapacidade ao trabalho para que assim seja marcada uma perícia para avaliação da incapacidade perante o INSS.
Um segundo requisito importante é cumprir a carência. A carência funciona de forma parecida com a carência dos planos de saúde. A mais comum é a de 12 meses (ou de 12 pagamentos).Ou seja, é preciso que o trabalhador tenha feito pelo menos 12 contribuições para INSS para ter direito ao auxílio por incapacidade temporária.
E um dos terceiros requisitos é a qualidade de segurado, pois cumprida a carência, o segurado passa a ter a chamada qualidade de seguradoque é o direito de receber benefícios da previdência.
A sua qualidade de segurado será mantida enquanto você contribuir para o INSS.
Então, se você tiver um problema de saúde que o impeça de trabalhar, é muito provável que tenha o direito de receber um auxílio-doença.
Caso você pare de contribuir por um tempo, a sua qualidade de segurado pode ser perdida. De qualquer modo, fique atento, porque a lei garante a manutenção da qualidade de segurado por um certo período.
Ou seja, caso esteja com alguma doença incapacitante, não esqueça de consultar um(a) advogado(a) previdenciarista par verificar a possibilidade de auxilio perante o INSS.